Terminado o visionamento do DVD do registo da “Tour Of The Universe”, que nos chegou às mãos quase um ano após ser gravado, deixo aqui a minha opinião pessoal acerca do registo.
Em primeiro lugar devo dizer que os sentimentos em relação a esta edição são uma mistura de coisas boas e coisas menos boas.
- Começo então pelas menos boas. - A Realização. Em relação à realização devo dizer que este deve ser um dos piores registos ao vivo dos Depeche Mode. Recordo-me de planos muito distantes, imagens (constantemente) desfocadas, braços e telemóveis em frente das câmaras, planos de pormenor das tatuagens e botas do Dave. Em contrapartida quase não existe um plano próximo/facial do Dave e do Martin quando estão a cantar. Quem vê o concerto não percebe o sentimento a emoção que é estar num concerto dos Depeche Mode, ao contrário por exemplo do tão mal amado “Live in Milan”.
- Os arranjos e escolha das músicas (setlist). Este é um dos pontos onde mais se nota a falta do Alan. As últimas tournées não têm (quase) nada de novo, sempre os mesmos arranjos e as mesmas músicas. Não basta ter um excelente som – e esta edição na realidade tem-no – é necessário que nos surpreendam com pequenos pormenores que façam a diferença. No setlist principal se bem me recordo apenas tem uma mão cheia de músicas que não foram tocadas nos anteriores DVDs. Ainda para mais foram deixadas de fora Strangelove, Master and Servant e Peace. Mas afinal uma tour não serve para promover o novo álbum?
- A voz do Dave. Uma verdadeira desilusão. Basta escutar “Wrong” para se perceber que Dave não estava nos seus melhores dias. Talvez a quantidade de concertos seguidos seja a causa?
- A edição física, embalagem. A qualidade fotográfica do folheto (booklet) é péssima, assim como a embalagem escolhida para o Blue-ray Disc (BD). Bem que poderiam ter colocado o BD em digipack, como os DVDs. A capa seguindo a linha do álbum também não me parece muito inspirada. Design pouco feliz.
+ Agora os pontos positivos. + Áudio. Só posso dizer que a qualidade sonora/mix é fantástica (DVD), e estou ansioso por poder ouvir o Blue-ray. Atrevo-me a dizer que deve ser o melhor áudio ao vivo de sempre.
+ Imagens do público. Apesar da realização ser muito pobre, sobressaem alguns planos aéreos do público, fenomenais. Planos estes escolhidos para os trailers.
+ A voz do Martin. Subvalorizada. Pode-se dizer que quanto mais velho melhor canta. Os momentos do Martin fazem parte dos pontos altos noite. Ainda se lembram de "One Caress" no atlântico?
+ Muitos e bons extras. _O documentário “Inside The Universe”, com muito humor à mistura mostra-nos um mundo que a maior parte de nós nunca viu/conhece. Poderia ser ainda de maior duração. _Os ensaios. Esta deve ser provavelmente a melhor versão de "Wrong" de toda a tour; soberba. _"Insight". You've got to give love. Sem palavras. _"Sister Of Night" e "One Caress", que tivemos o privilégio de ouvir em Lisboa. _Resumindo, temos o “pack fã” completo. As canções extra, as projecções, os ensaios, "Insight", as montagens vídeo e os vídeos de promoção de “Sounds Of The Universe”.
+ A edição física, embalagem. Duas boas edições (DVDs) digipack. Ficam bem na prateleira.
Resumindo, este registo em termos de imagem é uma desilusão, mas o melhor em relação a extras e áudio.
Qual a vossa opinião? Digam o que mais e menos gostaram, o que queriam que uma futura edição tivesse (para além do Alan em palco), os vossos sentimentos...
8 Comentários
soy Javier de Espanha y estoy deacuerdo contigo. ES DECEPCIONANTE LA REALIZACION, no se percibe en ningún momento la unión que hay entre el público y el grupo. Los planos son malos y hacen que el concierto no te llene. Yo estuve en Lisboa y canciones como Its not good fueron moito impactantes en directo y en el dvd pierden su magia. Saludos
eu acho este dvd muito muito bom posso até concordar que á muitas imagens desfocadas mas tirando isso esta muito bom!!!
Hola Javier, entiendo perfectamente lo que quieres decir con "no se percibe en ningún momento la unión que hay entre el público y el grupo". El publico que vemos en el DVD me parece poco activo, poco caliente. Yo no estuve en Barcelona, pero me parece que los fans fueran mejor de lo que podemos ver.
Sérgio, ainda bem que achas o DVD muito bom. Aliás essa é a ideia que tenho do que tenho lido, que a maioria dos fãs gostou do DVD, o que é excelente.
Penso ainda que é um excelente DVD para novos fãs (provavelmente não é o teu caso), uma vez que os grandes Hits estão presentes. Agora para quem segue DM à largos anos, os DVDs que têm sido editados poucas diferenças têm entre si, principalmente os últimos.
//
Raposo
não poderia estar mais de acordo, Raposo.
todo les viene mal, cuando no tengamos mas a dm ahi si van a llorar, tenia razon fletch cuando dijo que los fan se quejan de todo y a veces son desagradecidos, agradezcan tener todavía a dm , no vivan del recuerdo cono cosas que pasaron hace más de 15 años.
Caro hermano Anónimo, se é para os DM continuarem a esmorecer da maneira que andam, mais valia terem acabado há 15 anos atrás - e aí sim - saiam pela porta grande!
Prefiro uma boa recordação do que já se foi a uma má que ainda perdure (contexto geral e não particular).
SOY JAVIER OTRA VEZ, EN PRIMER LUGAR GRACIAS POR TU PERFECTO ESPAÑOL. ESO ES A LO QUE YO ME REFIERO, MAS PLANOS DEL PUBLICO ENTREGADO A LOS DEPECHE, MAS PLANOS DE LA GENTE VIBRANDO, ES QUE PARECE QUE DAVE ESTABA SOLO EN ALGUNAS OCASIONES. MUCHAS VECES USAN LA CAMARA DE PIE DE PISTA DESENFOCADA CUANDO PODIAN HABER USADO MAS LA QUE ESTA ENCIMA DEL PUBLICO. NO OBSTANTE CREO QUE ESPERABA MAS PORQUE AL VERLOS EN DIRECTO TE QUEDAS CON ESE BUEN SABOR DE BOCA DE VER VIBRAR AL PABELLON ATLANTICO Y NO ES LO MISMO VERLOS IN SITU QUE EN UN DVD. NO LOS VEIA DESDE 1987 Y ME PARECIERON IMPRESIONANTES. GRACIAS
Enviar um comentário