terça-feira, 19 de abril de 2011 - 01:48

IN CHAINS | "THE" Remix Premiére

Não há devoto que não tenha o dia 6 de Junho devidamente assinalado. A data é grandiosa, mesmo que, em vez de um preferível album de originais, os Depeche Mode estejam de regresso com "remisturas". Haverá concerteza remixes a desiludir as expectativas e remixes que farão as delícias da grande maioria. Mas independentemente do número de reconstruções que agradem versus o número de reconstruções que desagradem, este disco será sempre um marco, quanto mais não seja pelo facto de marcar o regresso (mesmo que efémero) de Vince Clarke e (sobretudo) de Alan Wilder ao som dos DM, 29 e 17 anos depois de abandonarem a banda, respectivamente.

«In Chains», o lindíssimo tema que abre o mais recente album de originais «Sounds Of The Universe» terá direito a uma nova roupagem assinada pelo "mestre" Wilder. Será por ventura a remistura que maior expectativa tem criado no seio dos fãs. No entanto, é com pena que constatamos que este «Remixes 2: 81-11» estará (mesmo na edição tripla) incompleto. Ou pelo menos mais pobre do que seria suposto. Isto porque, lamentavelmente, há pelo menos uma remistura inédita, cujo estatuto só pode ser, desde já, o de "verdadeira pérola" e que não fará parte do alinhamento do disco que aí vem.

Orgulhosamente, temos o privilégio de vos poder apresentar, em primeiríssima mão, uma soberba remistura que, infelizmente, não constará em «Remixes 2: 81-11». Se há já quase dois anos atrás nos tinha brindado com uma muito bem conseguida remistura de «Peace», desta vez, o produtor português Alex FX não faz por menos e remistura «In Chains». De louvar, desde já, o atrevimento e sobretudo a coragem de se "atirar" à mesmíssima escolha de um "monstro" tão sagrado quanto o é Alan Wilder. Com quase uma dezena de minutos, Alex FX reconstrói «In Chains» com uma mestria muito pouco comum. E para quem conheça minimamente a obra deste produtor, é igualmente espantosa a forma como esta remistura soa a Alex FX, e como ao mesmo tempo não belisca nem a essência nem a magnificiência da versão original.

Atrevo-me a dizer que começa a tornar-se urgente que, num acto de «fé e devoção», apontemos o nome de Alex FX ao gabinete do "patrão" Daniel Miller. Sem mais demoras, deliciem-se e não hesitem em repetir até à exaustão (se é que isso seja possível). Esta remistura estará aqui disponível para audição apenas durante um periodo limitado de tempo.

Desde já, o nosso muito obrigado ao Alex, pela gentileza de nos ceder, em estreia mundial (porque não dizê-lo!) a sua obra prima e sobretudo, por ter sido capaz de recriar de forma tão mágica algo que nos é tão especial: a música dos Depeche Mode!

Depeche Mode In Chains (Alex FX Remix)

11 Comentários

Carlos Gomes disse...

Esta parte tudo...Vintage Alex FX, excelente reinterpretação para uma grande malha...

O Meu Lado Solar disse...

Muito boa, adorei! É muito fiel à "line" original e ao som DM em geral. Há alguns samples mais antigos que ficaram uma delícia no conjunto, em minha opinião!

Thumbs up!!

sergiocruz disse...

eu gosto mas esta um pouco repetitiva.

Anónimo disse...

Very good

EXCITER disse...

Gosto bastante, mas concordo com o Sérgio. Há partes que se tornam um pouco longas demais. Se o remix fosse mais curto de certeza que seria ainda melhor. Mas não se pode tirar o mérito, está muito bom. E sendo feita por um produtor desconhecido e ainda por cima português, serve de exemplo a muitos dos "grandes nomes" convidados que às vezes o que fazem é estragar a original! Não é o caso e por isso os meus parabéns!

DJWILD disse...

Do meu ponto de vista, o resultado final é absolutamente brilhante e digno de figurar em qualquer disco de remisturas dos Depeche Mode. Ponto.
__________


Ao Exciter // O facto de não conheceres o trabalho do Alex FX, não faz dele um desconhecido. Alguém que tem no seu curriculum trabalhos com nomes como Reporter Estrábico, Da Waesel, Coldfinger ou Blasted Mechanism (só para citar alguns) não é propriamente um "outsider". Isto para não falar na sua obra com artista a solo, da qual consta (e apenas como exemplo) um dos marcos da música electrónica "Made in Portugal" até à data (falo obviamente do album «Underdub: A Soundtrack By Alex FX»). Abraço.

alex fx disse...

[ speechless ]

Vocês deixam-me sem palavras.
Eu é que agradeço o destaque.

Isto começa a tomar proporções muito grandes (lá fora).

Em menos de 10 horas, a remix passou de 50 para mais de 500 clicks de audição no Soundcloud - 100 deles aqui em Portugal!

Já existem 2 vídeos no YT tanto da versão vocal como da instrumental (dub) e com a imagem oficial do álbum de remixes associada.

Já existem links para torrents e rip-off's das versões em mp3.

A Mute entretanto adiou a data de lançamento do álbum...

... e se fizéssemos uma missiva a eles (via e-mail) para dar uma força e esta pudesse ser lá incluída, hein?

Obrigado por tudo - a todos!

alex_

Anónimo disse...

Thanks to the depeche mode portuguese's site ! for giving us worldwide the remix of "In chains" ! Good vibes ! Great remix !
Kisses from France..........
a devotee.........

EXCITER disse...

Ao Wild: antes de mais quero deixar bem claro que não quis ofender ninguém. Disse que o Alex FX é desconhecido, porque de facto nunca tinha ouvido falar dele. Se tu dizes que já trabalhou com essa gente toda eu acredito, mas a verdade é que comparativamente com os nomes que por norma são convidados para remisturar os Depeche, ele é um nome muito menos conhecido. Só isso. E eu também fui claro, eu gostei do remix dele (apesar de algumas partes serem muito longas e por vezes "aborrecidas"). Mas é só isso, ok?

alex fx disse...

Eu nunca me senti ofendido, ok?

Só tenho a agradecer a todos os participantes pelo input, independentemente de gostarem mais ou menos da versão (ou a extensão dela, neste caso), pois o simples facto de aqui comentarem é sinal que, de alguma forma, o post e o tema suscita-lhes vontade de participar e opinar, o que só por si é indubitavelmente mais importante que ser ignorado.

No que diz respeito ao timing da versão (09'58''), eu sou um confesso amante de versões extensas - adoro detalhes e pormenores - e num tema a 90 bpm, 10 minutos passam num ápice. Concordo que um edit disto poderia resultar bem, mas iria cortar a "história sonora" que aqui é contada - daí que esta seja uma espécie de "Director's Cut".

Não querendo traçar nenhuma comparativa, o Ricardo Villalobos (que muitos de vós conhecerão apenas pela versão que fez para o "Sinner in Me") elabora habitualmente versões de 18 e 20 minutos em temas de mais de 128 bpm.

E parecendo quase um contra-senso, o facto do Exciter me tomar como desconhecido não deixa de ser um bom sinal; significa que afinal eu ando a fazer um bom trabalho no que diz respeito a manter a minha sonoridade, independência e (acima de tudo) distância da dicotomia gerada pelas playlists das rádios, da desinformação televisão e da alienação da imprensa. Sou-o assim desde sempre.

Obrigado e abraços,
alex_

DJWILD disse...

Ao Exciter: acredito que não tivesses tido a intenção de ofender ninguém como, de resto, também eu não tive intenção de te ofender. É importante opinar e participar e agradecemos desde já a frequência com que o fazes aqui. Apenas quis sublinhar que a "Alex FX Remix" não foi feita por um principiante. Abraço!

Enviar um comentário




OS DEVOTOS
RUI RAPOSO
DJWILD

SEGUE-NOS
Posts
Comentários
Facebook
Twitter
Flickr
Youtube
E-mail

LINKS
Anton Corbijn
Dave Gahan
depmod
Depeche Mode dot com
Depeche Mode TV
Home
Martin L. Gore
Mute Bank
Recoil

THE REFERRERS
Brava dança dos heróis
DJ WILD
DM Devotion D. Fan Club
El Mode Argentina
WorlDepeche Mode
Sweetest Perfection
©2012 dmportugal
Rui Raposo | Depeche Mode Portugal